O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), decidiu fechar 4 agências que já estavam abertas em Fortaleza para atendimento presencial do público devido a suspeitas de Covid-19. As 4 unidades estarão fechadas para limpeza e testagem de servidores. A Agência Fortaleza-Sul, no bairro Água Fria, retomará o atendimento na quinta-feira (24) e as agências nos bairros Centro, Aldeota e Messejana retornarão no dia 28 de setembro.
De acordo com o INSS, os serviços que vinham sendo atendidos (Serviço Social, Reabilitação Profissional, cumprimento de exigência, justificação administrativa e Monitoramento Operacional de Benefícios) serão remarcados e os servidores daquelas unidades permanecerão em trabalho remoto, sem prejuízo para novos pedidos de benefício e atualizações das prestações já pagas. Agendados para as Agências Fortaleza-Parquelândia e Caucaia, assim como as demais no Ceará abertas não foram alterados.
O órgão informou também que a perícia médica continua suspensa, devendo ser remarcada, e o Cumprimento de Exigências deve ter o agendamento alterado para Exigência Expressa, cujas urnas seguirão disponíveis nas unidades fechadas. Assim o INSS mantém em atendimento uma das maiores demandas que é a apresentação de documentos para pedidos na situação “Exigência”, a ser inserida nos processos e analisada pelos servidores em trabalho.
O INSS disse ainda que quanto aos reagendamentos, as equipes de Serviço Social e Reabilitação Profissional disponibilizaram como apoio a segurados os telefones 3255-7457/ 3255-7667 (Serviço Social) e 3255-7556 (Reabilitação – Centro), 3255-7683 (Reabilitação Fortaleza-Sul) e na Agência Messejana (99809-7465 e 99815-7025).