Pedido para o envio dos profissionais veio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), em Brasília
Brigadistas cearenses combatem fogo no Pantanal
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no estado do Ceará, enviou um grupo de 15 brigadistas para reforçar o combate aos incêndios florestais que atingem o bioma Pantanal. O pedido para o envio dos profissionais veio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), em Brasília.

Os brigadistas cearenses saíram da sede da Brigada Federal do Prevfogo/Ibama, localizada no município de Quixeramobim, no Sertão Central, com destino ao município de Poconé, em Mato Grosso. Os profissionais chegaram em solo mato-grossense e se uniram às equipes dos estados de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal que se integraram hoje em Porto Cercado, Poconé, na operação que combate os incêndios florestais na região pantaneira.
Equipamentos e ferramentas de combate como sopradores, bombas costais, motosserras, abafadores, viaturas e estrutura para acampamento estão entre os itens transportados para a operação.
“A nossa brigada têm muita experiência nos combates ampliados, todos os brigadistas participaram em 2019, por exemplo, de combates a incêndios florestais de grandes proporções nos estados do Maranhão e Tocantins. Agora, estamos somando às equipes que estão no Pantanal”, explica Kurtis Bastos, coordenador estadual do Prevfogo/Ibama no Ceará.
Além de reforçar o combate no Pantanal, há, também, um grupo de mais 15 brigadistas do Ceará atuando em atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais em terras indígenas do Maranhão.
Este ano, a Brigada Federal do Prevfogo/Ibama, em Quixeramobim, já combateu incêndios florestais no bioma Caatinga, nos municípios cearenses de São Benedito, Santa Quitéria e Antonina do Norte.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Brasil tem reservas para enfrentar decisões de Trump, afirma Lula

Pesquisa mostra que 11 milhões de brasileiros fazem uso arriscado de apostas

Homem invade igreja em São Paulo, destrói imagens de santos e foge
