O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no estado do Ceará, enviou um grupo de 15 brigadistas para reforçar o combate aos incêndios florestais que atingem o bioma Pantanal. O pedido para o envio dos profissionais veio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), em Brasília.
Os brigadistas cearenses saíram da sede da Brigada Federal do Prevfogo/Ibama, localizada no município de Quixeramobim, no Sertão Central, com destino ao município de Poconé, em Mato Grosso. Os profissionais chegaram em solo mato-grossense e se uniram às equipes dos estados de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal que se integraram hoje em Porto Cercado, Poconé, na operação que combate os incêndios florestais na região pantaneira.
Equipamentos e ferramentas de combate como sopradores, bombas costais, motosserras, abafadores, viaturas e estrutura para acampamento estão entre os itens transportados para a operação.
“A nossa brigada têm muita experiência nos combates ampliados, todos os brigadistas participaram em 2019, por exemplo, de combates a incêndios florestais de grandes proporções nos estados do Maranhão e Tocantins. Agora, estamos somando às equipes que estão no Pantanal”, explica Kurtis Bastos, coordenador estadual do Prevfogo/Ibama no Ceará.
Além de reforçar o combate no Pantanal, há, também, um grupo de mais 15 brigadistas do Ceará atuando em atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais em terras indígenas do Maranhão.
Este ano, a Brigada Federal do Prevfogo/Ibama, em Quixeramobim, já combateu incêndios florestais no bioma Caatinga, nos municípios cearenses de São Benedito, Santa Quitéria e Antonina do Norte.