Empregos e Concursos

Terceirização e empregos temporários ganham força na retomada da economia

Profissionais interessados podem se cadastrar em plataformas ou agendar atendimento no IDT

Compartilhe:
4 de outubro de 2020
glaydson
Terceirização e empregos temporários ganham força na retomada da economia
Foto: Divulgação

A pandemia do novo Coronavírus impactou a geração de empregos, com a suspensão do funcionamento de empreendimentos em todo o país. Passados oito meses, o cenário, aos poucos, se transforma. No Ceará, somente em julho, primeiro mês da reabertura econômica, 5.727 empregos foram gerados. A expectativa é que novas vagas sejam criadas até o fim do ano, devido ao Natal e Ano Novo. O crescimento, segundo especialistas, está associado à adaptação das empresas ao novo momento.

“No começo o próprio mercado não sabia o que enfrentaríamos e a queda na abertura de postos de trabalho foi inevitável logo no começo da quarentena. É claro, que muitas empresas encerraram operações e fecharam filiais, mas a não abertura de vagas foi mais acentuada”, relembra Eliane Catalano, coordenadora de Recrutamento, que destaca a importância dos serviços terceirizados e trabalhos temporários para a estabilização da situação financeira das empresas. “O mundo mudou e as demandas também. Muitas empresas encontraram, nestes dois segmentos, a melhor opção para dar estabilidade à suas operações através de adaptações de departamentos inteiros. Tivemos empresas de tecnologia, por exemplo, que migraram para o home office para reduzir custos. São adaptações necessárias para redução de custos e cuidados com a pandemia”, explica.

Segundo a gestora Iara Andrade, os profissionais interessados em fazer parte deste mercado devem fazer cadastro em sites de empresas especializadas e manter o cadastro atualizado. “Muitas pessoas se cadastram nos sites de emprego e não atualizam suas experiências, dificultando a visibilidade do recrutamento. A melhor vitrine profissional, sempre será a mais completa de informações, recomendamos que os interessados em vagas atualizem o seu cadastro pelo menos a cada trimestre e sigam sempre confiantes e proativos”, detalha.

Entre setembro e novembro, o mercado de trabalho deve oportunizar cerca de 3 mil vagas temporárias. Os empregos se devem ao fim do ano e ao período eleitoral, que oferece até 650 vagas, principalmente para os profissionais interessados em trabalhar como operador de computador.

“Nesse período, a postura do trabalhador no ambiente de trabalho é o que faz a diferença e pode transformar uma vaga temporária em efetiva. É importante que o trabalhador tenha disponibilidade para aprender e ter iniciativa. Além disso, saber trabalhar em equipe, considerando as metas a serem alcançadas, também é um diferencial”, analisa o presidente do IDT, Gilvan Mendes.

SERVIÇO

Para participar da seleção é necessário agendar o seu atendimento em uma das Unidades do IDT, por meio do portal. Durante o atendimento, não esqueçam de levar o currículo, CTPS, RG, CPF e comprovante de endereço, com CEP.