Crise

Mais de mil empresas do setor turístico são fechadas no Ceará

Em todo o país, mais de 50 mil empresas ligadas ao setor encerraram suas atividades

Compartilhe:
11 de outubro de 2020
Teste

O turismo cearense perdeu mais de 1.100 empresas de março até agosto deste ano, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC). No Brasil, durante os primeiros seis meses de pandemia, foram fechados mais de 50 mil estabelecimentos ligados ao setor.

Mais de mil empresas do setor turístico são fechadas no Ceará
Foto: Guglielmo Mangiapane

Conforme o levantamento da CNC, os estados que mais fecharam empresas do setor de turismo foram São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. Segundo a entidade, o Ceará aparece na 11ª colocação no ranking.

O número nacional representa a extinção de 16,7% dos estabelecimentos turísticos do País, especialmente bares e restaurantes (com o fechamento de 39,5 mil pontos), hotéis, pousadas e similares (5,4 mil) e transporte rodoviário (1,7 mil).

Em números absolutos, em seis meses de pandemia foram fechados 481,3 mil empregos formais no setor ligado ao turismo. Antes do início da pandemia, o setor tinha 3,4 milhões de trabalhadores formais. Agora, o número de vagas no setor recuou 14%

A pandemia espantou turistas em todo o país. Além de pousadas e hotéis, a crise afetou agências de viagens e serviços de transporte. Os pequenos e médios comércios foram os que mais sentiram.

O efeito da pandemia no turismo do Ceará deve fechar de 30% a 40% das agências de viagens do estado, segundo o presidente da Associação das Agências de Viagens, Murilo Santa Cruz. “Algumas agências não retomarão suas atividades, o que é lamentável pois se aumenta a estatística de desemprego”.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.