Ícone do site Portal GCMAIS

Prefeito definido: 117 idades terão candidatos únicos

Prazo para pedir voto em trânsito e transferência temporária inicia nesta segunda-feira (18)

Foto: Arquivo

Um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que em 117 cidades brasileiras só haverá uma pessoa candidata ao cargo de prefeito. Segundo o levantamento, o Rio Grande do Sul concentra a maior parte das candidaturas únicas – em 34 dos 497 municípios gaúchos há apenas um candidato para a prefeitura. Na sequência aparecem os estados de Minas Gerais (20 cidades) e do Paraná (17 cidades). No Ceará. há apenas um município com candidatura única, que é Jaguaretama.

O estudo foi feito com base em informações preliminares divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e revela ainda que, em 37% dos municípios brasileiros, o embate deve ocorrer entre duas candidaturas. A polarização deve fazer parte das eleições em 2.069 cidades. Os dois candidatos a prefeito desses locais vão disputar a preferência de mais de 16 milhões de eleitores. 

Segundo a lei eleitoral, mesmo que exista apenas um postulante à vaga, é preciso se fazer a votação. O candidato necessita apenas de um voto para ser eleito. Caso isso não ocorra, deverá ser realizada a remarcação de um novo pleito, o que, teoricamente, parece ser impossível que aconteça. 

Na avaliação da cientista política Karla Michele Quaresma, situações como essa são prejudiciais à democracia. “Quando municípios apresentam uma única candidatura, a população perde a oportunidade de discutir e avaliar projetos, propostas e ideias e, a partir daí, decidir o que ele acha melhor para o município”, explica.

Ela acredita que o debate de ideias é essencial para estimular a participação e o interesse do eleitor para aquele pleito: “Quando há discussão de ideias, o eleitor pode ver as propostas que ele considera ideal para a cidade. Esses municípios que apresentam uma única candidatura ou que mantém durante muito tempo poucas lideranças acabam causando o prejuízo muito grande, já que as pessoas não conseguem ver em outros candidatos aquilo que elas possam considerar importantes para o município”, diz ela.

Publicidade

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para o dia 15 de novembro. Caso haja segundo turno, a votação será em 29 de novembro. 

Sair da versão mobile