Notícias

Ceará é o estado que mais cresce em atividades turísticas no Brasil

Apesar do crescimento, o ano de 2020 ainda acumula queda de 44%, decorrente da pandemia da Covid 19

Compartilhe:
17 de outubro de 2020
glaydson
Ceará é o estado que mais cresce em atividades turísticas no Brasil
Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

O Ceará registrou o maior crescimento no índice de atividades turísticas do País no mês de agosto. Com aumento de 85% em relação a julho, o Estado teve quase o dobro do crescimento do segundo lugar da lista, a Bahia, que chegou aos 48%. Apesar do crescimento, o ano de 2020 ainda acumula queda de 44%, decorrente da pandemia da Covid 19. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Frente a agosto de 2019, o volume de atividades turísticas cearenses caiu 49,1%, sexta taxa negativa seguida. Pressionado, principalmente, pela queda na receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes; hotéis; transporte aéreo; rodoviário coletivo de passageiros; serviços de bufê; agências de viagens; e locação de automóveis.

O índice do Ceará também foi bem superior ao da média do Brasil, que chegou a 19% se comparado a julho deste ano. Todos os estados pesquisados registraram aumento: Goiás (47%), Paraná (28%), Distrito Federal (25%), Minas Gerais (22,9%), Rio Grande do Sul (20%), Santa Catarina (16,3%), Espírito Santo (15,9%), São Paulo (15,8%), Rio de Janeiro (15%) e Pernambuco (12,7%).

“Estamos no início da retomada e esse número mostra nossa capacidade e força no setor de turismo. Vamos continuar trabalhando para voltarmos ao patamar que a gente estava antes da pandemia”, aponta o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Ele acrescenta que uma nova campanha promocional está sendo feita para impulsionar a promoção do Estado.

Responsabilidade

O secretário ressalta que todo o trabalho está sendo feito de forma cautelosa, respeitando as regras estabelecidas pelos protocolos do Governo do Ceará. “Não podemos retroceder e por isso é importante que tudo seja feito de forma segura”, destaca.

O Ceará recebeu o selo de segurança global ‘Safe Travels’ do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês). A certificação foi concedida após a Secretaria do Turismo do Ceará apresentar ao órgão os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado. O selo tem como objetivo garantir a saúde dos viajantes e impulsionar a retomada do turismo no mundo.

Nesse período de pandemia o Ceará perdeu mais de 1.000 estabelecimentos ligados a área de turismo. O Ceará é conhecido como um dos principais destinos turísticos para as festas de final de ano. Além da tradicional festa Praia de Iracema, em Fortaleza, muitas festas são realizadas em grandes hotéis na capital e no interior do estado. Esse ano ainda não foi confirmado de vai ter ou não a festa de Réveillon na Praia de Iracema.