Economia Cearense

Ceará perdeu mais de 1000 estabelecimentos ligados ao Turismo em 6 meses de pandemia

No Brasil todos os segmentos turísticos registraram saldos negativos nos último seis meses

Compartilhe:
17 de outubro de 2020
glaydson

A crise provocada pelo novo Coronavírus fez com que o setor de Turismo no Ceará perdesse 1.100 estabelecimentos – com vínculos empregatícios – entre março e agosto deste ano, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC).

Ceará perdeu mais de 1000 estabelecimentos ligados ao Turismo em 6 meses de pandemia
Foto: Reprodução/ Instagram

No Ceará a cada semana o governador Camilo Santana lança um novo decreto com o que pode voltar a funcionar. Quando ele começou esse procedimento, o setor de Turismo esperava que ele liberasse logo o funcionamento das barracas de praia que é uma das principais atrações para os turistas que visitam Fortaleza. Mas ele não liberou logo o funcionamento desses estabelecimentos, somente depois de algumas semanas do início do plano de retomada da economia, que o governador liberou o funcionamento das barracas de praia, mas não com 100% de sua capacidade.  

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a maior parte das atividades que compõem o turismo brasileiro segue ainda sem perspectiva de recuperação significativa nos próximos meses, principalmente em virtude do caráter não essencial do consumo destes serviços. “A aversão de consumidores e empresas à demanda, somada ao rígido protocolo que envolve a prestação de serviços dessa natureza, tende a retardar a retomada do setor”, ressalta Tadros. Até o fim de 2020, a Confederação projeta um saldo negativo de 42,7 mil estabelecimentos em todo o país.

No Brasil todos os segmentos turísticos registraram saldos negativos nos último seis meses, com destaque para os serviços de alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes (-39,5 mil), e os de hospedagem em hotéis, pousadas e similares (-5,4 mil) e de transporte rodoviário (-1,7 mil).

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.