A plataforma Tem meu Voto, que nas eleições de 2018 ajudou os eleitores a escolher seus candidatos a deputados estaduais, federais e senadores, já está no ar. No pleito deste ano, a ferramenta permitirá ao eleitor optar pelos vereadores cujas propostas combinem melhor com os seus interesses. O eleitor responde na plataforma a algumas perguntas e recebe uma lista de vereadores do seu município que se aproximam de suas ideias. E poderá também interagir com os eleitos e acompanhar o mandato em 2021.
A iniciativa do Tem meu Voto é suprapartidária, independente e múltipla, criada a partir da união de vários movimentos e organizações da sociedade civil, bem como do esforço individual e voluntário de centenas de profissionais. A plataforma teve 34 milhões de acessos e 1,5 milhão de escolhas por afinidade (matches) em 2018. A expectativa é dobrar esses números neste ano.
“Nosso movimento tem por objetivo colaborar para o exercício pleno da cidadania, oferecendo aos eleitores brasileiros uma tecnologia para auxiliar na busca de seu candidato ideal, por afinidade de ideias. É fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira”, afirma o empresário André Szajman, coordenador do projeto.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), já recebeu o material de proteção que será usado pelos mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano, que serão realizadas nos dias 15 e 29 de novembro (1º e 2º turno, respectivamente). A alteração na data das eleições é por causa da pandemia do novo Coronavírus. O TRE/CE recebeu mais de 16 mil pedidos de registros de candidaturas para as eleições de novembro. O órgão pediu para os eleitores que receberem propagandas eleitorais em massa pelo aplicativo WhatsApp deve fazer a denúncia para evitar a disseminação de Fake News, durante o período eleitoral. O TRE/CE já terminou a distribuição das urnas eletrônicas que serão usadas nas cidades do interior do Ceará.
Como funciona
Para os eleitores:
- A plataforma #TemMeu Voto está na internet e pode ser acessada por qualquer pessoa. Para isso, o interessado deve acessar o site www.temmeuvoto.org.
- Ao entrar no site, o eleitor informa alguns dados pessoais, seleciona o Estado e a cidade onde vota. Todas as informações coletadas atendem ao que determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
- Na sequência, responde a um questionário com cinco perguntas.
- A partir das respostas, a plataforma abre uma lista com os candidatos com maior afinidade ao perfil do eleitor (o chamado “match”). A lista é apresentada pelo grau de afinidade e, no caso de empate, os candidatos aparecem em ordem alfabética.
Para os candidatos:
- Para os candidatos interessados, o caminho é outro, detalhado no site: www.temmeuvoto.org/login.
- O #TemMeuVoto tem o objetivo de informar e educar para o processo eleitoral. Por esta razão, mesmo os candidatos que não se cadastrarem na plataforma farão parte da lista de buscas e terão as informações sobre suas candidaturas colocadas no site, baseadas no que for disponibilizado pelo TSE. Todavia, estes candidatos ficarão automaticamente no final da lista de busca de cada eleitor.