Aprovação possibilita que cientistas recrutem pacientes para realização de testes
Conselho aprova pesquisa sobre uso de remédios contra HIV para tratar Covid-19
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovaram a pesquisa cearense que associa o uso de medicação para tratar HIV/Aids em pacientes com o novo Coronavírus.
“A pesquisa envolve dois antirretrovirais que têm efeito aditivo não só contra o vírus do HIV, mas também contra o Sars-Cov-2. Essa perspectiva foi encontrada em estudo in vitro na USP e, depois desse dado, iniciamos o processo para fazer a pesquisa clínica de validação”, detalha Aldo Ângelo Lima, professor da UFC e membro da Academia Brasileira de Ciências.
Um dos médicos que encabeça o estudo, Aldo explica que a atual fase do protocolo vai acompanhar cerca de 240 pacientes do HSJ que tenham testado positivo para Covid-19 e apresentem sintomas leves e moderados. “A gente está muito ansioso e animado para fazer essa validação. Precisamos de um fármaco com atividade antiviral específica para o Coronavírus. Só a vacina não vai resolver, precisamos de um fármaco que possa controlar de forma mais eficiente e diminuir um pouco esse terror com a pandemia”, complementa.
ENTENDA
“A hipótese é de que quem estava em terapia antirretroviral apresenta quadro mais leve de Covid”, afirma a infectologista Melissa Medeiros, destacando que entre os pacientes com HIV acompanhados pelo Hospital São José, referência no tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) não houve casos graves.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.