Forças federais poderão atuar em 10 cidades do Ceará
Camilo Santana é favorável ao uso das forças federais nas eleições
O governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira Santana, se manifestou favorável acerca da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) de requisitar forças federais para complementar a segurança do pleito municipal de 2020 nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga.
O chefe do executivo pontuou:”Na condição de governador do Estado do Ceará, manifesto-me favorável às medidas encaminhadas por este Tribunal”.
Requisição
No dia 8 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidido pelo des. Haroldo Máximo, decidiu pela necessidade do envio de tropas federais para reforçar a segurança dos eleitores nos 10 municípios, no dia da votação, 15 de novembro.
A decisão veio depois de estudo da Comissão de Segurança Permanente do TRE-CE, que elaborou um levantamento a partir de demandas dos 109 juízes eleitorais do Estado. De posse dessa consulta, a comissão, presidida pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, indicou a indispensabilidade desse auxílio à segurança na eleição nos dez municípios e que poderão ocorrer novas manifestações a respeito no decorrer do processo eleitoral até a ocorrência das eleições. Após, abriu-se vista à procuradora regional eleitoral, Lívia Sousa, que requereu integral acolhimento das conclusões da comissão, com consequente encaminhamento ao TSE, nos termos da Resolução 21843 e a Presidência do TRE encaminhou a matéria à consideração da Corte.
O TRE-CE remeterá o processo ao Tribunal Superior Eleitoral, a quem caberá decisão final acerca do envio de forças federais ao Ceará. O tribunal já recebeu o material de proteção que vai ser usado pelos mesários que vão trabalhar no pleito eleitoral deste ano. O TRE/CE recebeu mais de 16 mil pedidos de registro de candidaturas para as eleições. Além desse dado, é recorde o número de eleitores aptos para votar este ano. O TRE/CE também pediu para que os eleitores denunciem o disparo em massa de propaganda eleitoral pelo aplicativo WhatsApp. O órgão já finalizou a distribuição das urnas eletrônicas que serão usadas no interior do Ceará, ao todo mais de 19 mil urnas serão usadas no pleito eleitoral deste ano.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.