O primeiro turno das eleições municipais cearenses, em 15 de novembro, terá 75.092 mesários. Do total, 71,20% são voluntários que darão suporte nas seções eleitorais do estado durante o pleito. Na capital, o percentual de eleitores voluntários que servirão à Justiça Eleitoral é de 80,46%.
O percentual de mesários para estas eleições teve um acréscimo de 8,87% em relação às Eleições 2018, e de 11,04%, em relação ao pleito de 2016, no estado do Ceará. Em Fortaleza, o aumento foi de 13,29% em relação ao último pleito eleitoral, e de 22,5%, comparando-se ao percentual de 2016.
Além da dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, mesários recebem vale-alimentação, vantagem em desempate nos concursos públicos, caso exista previsão em edital, e certificado.
PANDEMIA
Conforme os protocolos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os mesários terão máscaras em três camadas de tecido, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social.