Ceará

Obras da Casa da Mulher Cearense devem começar ainda em 2020

Cada unidade deve funcionar como centro de atendimento humanizado e especializado à mulher em situação de violência

Compartilhe:
23 de outubro de 2020
Ninho Digital
Obras da Casa da Mulher Cearense devem começar ainda em 2020
Arte: SOP / Reprodução

Inspiradas na Casa da Mulher Brasileira, duas Casa da Mulher Cearense serão construídas ainda neste ano, segundo o Governo do Ceará. Os trâmites para as obras em Juazeiro do Norte e em Sobral, no interior, são acompanhados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A implantação da estrutura física dos dois equipamentos conta com investimento total de R$ 7,4 milhões; desse valor, 70% são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida de 30% pelo Estado. Cada Casa deve funcionar como centro de atendimento humanizado e especializado à mulher em situação de violência, reunindo a rede socioassistencial e o Sistema de Justiça, como Delegacia, Juizado Especial, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado.

“Serão três casas cearenses, localizadas em Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, contemplando regiões diversas do Estado. Temos certeza que as mulheres dessas regiões se sentirão cada vez mais fortalecidas a denunciar qualquer tipo de violência de gênero”, observa a titular da SPS, Socorro França.

“Seguimos o padrão do programa federal das CMBs, inclusive já ativo no Ceará, mas adequando às demandas de cada cidade”, completa a diretora de Projetos de Edificações da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Aline Cordeiro.