Notícias

Sesa disponibiliza seis locais para fazer o teste de Covid-19

Postos de testagem ficam em Fortaleza e em Maracanaú

Compartilhe:
24 de outubro de 2020
glaydson
Sesa disponibiliza seis locais para fazer o teste de Covid-19
Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

A Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), disponibiliza seis locais para a população realizar o teste da Covid-19. Os serviços têm protocolos de atendimento diferente. Nos Centros de Testagem na Praça do Ferreira e em Maracanaú, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao teste. Basta apresentar um documento com foto. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. São realizados até 200 exames por dia.

Nos drive-thru instalados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no shopping RioMar Kennedy, o atendimento acontece mediante agendamento pelo Saúde Digital e pelo Ceará App. Para realizar o teste, a pessoa precisa apresentar sintomas leves ou moderados há no mínimo três e no máximo sete dias.

Novas vagas são disponibilizadas semanalmente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Caso a pessoa não possa comparecer no dia e horário marcados, é necessário cancelar a marcação para ceder a vaga à outra pessoa. Os agendamentos são individuais e intransferíveis. Duas unidades móveis para exames de RT-PCR estão ainda disponíveis para atendimento à população.

A ampliação da testagem para diagnóstico da Covid-19 é uma das ações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para mensurar a circulação do vírus e estabelecer estratégias para diminuir a disseminação da Covid-19. O resultado fica disponível no site.

O estado do Ceará é um dos que mais realiza testes na população para detectar a doença. Fortaleza continua como o epicentro da pandemia no Ceará. O hospital de campanha que estava montado no estádio Presidente Vargas (PV), já foi desmontado por causa da baixa demanda e procura. Mas agora a preocupação das autoridades é que os casos de Coronavírus voltaram a aumentar no Estado do Ceará e novas medidas de segurança foram adotadas.