Notícias

Lavagem nasal pode prevenir doenças respiratórias infecciosas

Procedimento auxilia na remoção de micro-organismos como vírus, bactérias e fungos

Compartilhe:
26 de outubro de 2020
Teste
Lavagem nasal pode prevenir doenças respiratórias infecciosas

O sistema respiratório é um dos mais importantes do corpo humano, pois é responsável pelas trocas gasosas do organismo. Ao mesmo tempo, trata-se de um dos aparelhos mais sensíveis, já que, constantemente está em contato com os diversos micro-organismos encontrados no ar, como vírus, bactérias e fungos. Então, mesmo com a ação do sistema imunológico, é comum que no decorrer da vida, as pessoas apresentem algumas doenças respiratórias.

De acordo com a otorrinolaringologista Adriana Leal Alves, é possível evitar diversos problemas respiratórios com a adoção de alguns cuidados diários. “Deve-se evitar lugares fechados, aglomerações e contato com quem estiver gripado. Vale também manter os ambientes bem ventilados e realizar lavagem nasal diária. E a principal consequência de não manter esses cuidados diários é desenvolver uma doença respiratória”, afirma.

Estudos realizados demonstram que a lavagem nasal pode auxiliar na prevenção de diversas infecções respiratórias, inclusive a Covid-19. Em épocas de epidemias e pandemias virais, como a que estamos vivendo, manter a saúde nasal é de extrema importância, já que o nariz é uma das vias de acesso do coronavírus, por isso os cuidados citados acima são essenciais.

“A lavagem nasal, com solução salina isotônica ou hipertônica, é eficaz para controle sintomático e prevenção das infecções virais das vias aéreas. O ideal é realizá-la pelo menos duas vezes por dia”, orienta a médica.