Uma pesquisa realizada entre os meses de setembro e outubro mostra que a maioria dos brasileiros votaria em Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos. O levantamento aponta que o democrata tem a preferência de 39% do eleitorado do Brasil, enquanto o atual presidente, Donald Trump, seria votado por 20% dos entrevistados. Um total de 29% mostrou não ter preferência e 13% não responderam.
A pesquisa ouviu entrevistados em 24 países – sem incluir os EUA. A predileção por Biden vista no Brasil se repete a nível global.
Considerando a média de todas as nações, 48% votariam no político do partido democrata e 17% no republicano (26% não souberam opinar e 9% preferiram não responder). Em seis países, a diferença entre Joe Biden e Donald Trump ultrapassa os 50%, sendo que a Suécia (73%), a Bélgica (63%) e o Canadá (62%) concentram o maior número de apoiadores de Biden.
O único país em que os entrevistados se posicionaram majoritariamente a favor da reeleição de Trump foi a Rússia: 27% optariam pelo republicano e 13% pelo democrata. A Índia tem a maior porcentagem de apoiadores ao Trump (34%), mas mesmo assim o país é mais favorável ao Biden já que 38% dos entrevistados votariam no candidato democrata.
Uma pesquisa semelhante realizada antes das eleições presidenciais de 2016 também apontou que cidadãos em todo o mundo eram mais favoráveis à eleição da candidata democrata Hillary Clinton em detrimento de Trump: em média, 58% dos ouvidos em 22 países – sem incluir os EUA – teriam votado em Clinton, em comparação com 12% para Trump.A pesquisa on-line foi realizada com 17.507 pessoas de 16 a 74 anos de 24 países entre os dias 25 de setembro de 9 de outubro. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.