Ceará

Primavera no Ceará é marcada por alta na temperatura e ventos fortes

Mesmo não sendo tão expressiva no Ceará, a estação apresenta redução de nuvens no céu e consequentemente, o clima fica mais quente

Compartilhe:
27 de outubro de 2020
Ninho Digital
Primavera no Ceará é marcada por alta na temperatura e ventos fortes
Foto: Divulgação

É primavera no hemisfério sul. Embora no Ceará as quatro estações do ano não sejam bem definidas é possível notar diferenças nessa época do ano.

Com a chegada do equinócio, a temperatura começa a esquentar, principalmente pela falta de cobertura das nuvens, informa a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mas ainda assim, a estação conta com o frescor dos ventos fortes.

Os ventos fortes chegam a uma velocidade média de 14,4 km/h em outubro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Como a região está localizada entre o caminho de alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), há a ocorrência de ventos mais intensos e constantes no segundo semestre.

“No Ceará, as quatro estações do ano não são bem definidas, mas certamente deveremos perceber árvores florindo. Nesta época, principalmente pela por falta das coberturas de nuvens, as tardes tendem a apresentar temperaturas máximas ligeiramente maiores, chegando a 35 graus ou mais. Porém, a temporada dos ventos continua, amenizando a sensação de calor, comenta Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Nesse período, por causa da inclinação no eixo da Terra e o decorrente aumento de incidência de sol na faixa intertropical, os dias e as noites têm duração similar.

O mês de outubro é tipicamente seco, o que reforça as características da primavera no estado. De acordo com dados da Funceme, a normal climatológica para precipitações é de apenas 3,9 milímetros para o território como um todo.

Considerando o histórico, Sobral, no Litoral Norte, é o município com a maior temperatura máxima média. Segundo dados Inmet, a normal climatológica é de 36,6°C. Logo atrás vem Crateús (36°C) e Morada Nova (35,9°C).