Dando continuidade às entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, a jornalista Bianca Saraiva recebeu nos estúdios do Jornal da Cidade, o professor Anízio (PCdoB), que falou sobre alguns pontos da campanha eleitoral.
O candidato começou a entrevista falando sobre como seria possível chegar ao segundo turno das eleições, já que ele não pontuou nas pesquisas. Anízio disse que as pesquisas são um termômetro, como se estivesse medindo uma febre, esse termômetro oscila. “A cada dia e a cada momento em que a gente possa se expressar nos meios de comunicação e ir intensificar a campanha, poderemos mostrar a diferença que nós somos o novo com os antigos sonhos”, disse o candidato.
Sobre educação, Anízio falou sobre a luta que ele combate a muito tempo. “Entendemos que a educação tem que ser vista do ponto nacional, por isso fomos um dos principais defensores do novo Fundeb. Garantindo um financiamento permanente que pudesse dotar as escolas com equipamentos e garantir o pagamento do piso e a carreira dos professores”, afirmou Anízio.
O candidato também falou sobre o investimento na educação na capital cearense. “Fortaleza investe 25% em educação, queremos elevar para 30% de investimento. Vamos priorizar investimento nas creches, construção de 36 novas creches, investir na capacitação dos professores, aumentar recursos para a educação”, falou Anízio.
Ele também falou sobre a área da saúde e sobre o valor investido nesse setor. “Fortaleza é uma das cidades que mais investe em saúde, o obrigatório mínimo é de 15%, Fortaleza investe 26% a 27%, os recursos da saúde em Fortaleza serão mantidos e ampliados através de parceria com cidades da região metropolitana”, finalizou Anízio.
Sobre a segurança pública, Anízio falou sobre a guarda municipal. “Estamos vendo que é um fracasso essa política de segurança que só pensa em armar a polícia militar. A segurança precisa ser vista através de escolas, saúde, centros culturais, polos esportivos e ciência e tecnologia. Precisamos que a guarda municipal possa ser moldada, formada em uma segurança que seja articulada com a comunidade”, afirma o candidato.
Na área de habitação Anízio pretende construir 15 mil moradias caso seja eleito prefeito de Fortaleza. “Queremos implantar uma filosofia, parceria pública com a periferia (PPP), habitação será o carro chefe. Através dos mutirões aproveitar a mão de obra local, garantir e diminuir os custos, nas reconstruções e construções de novas casas”, disse o candidato do PCdoB.
Confira a entrevista do Jornal da Cidade, da TV Cidade:
Veja+:
Paula Colares pretende construir 5 novos hospitais em Fortaleza
“Quero debater com o Sarto e não com o governador e o prefeito”, diz Capitão Wagner
“A saúde da capital não vai bem, fizemos menos do que poderíamos fazer”, diz Sarto
“Claro que faz falta o apoio do governador”, diz Luizianne Lins
“Eu nunca fui o candidato do Bolsonaro”, diz Heitor Freire
“Sou a favor da prisão dos candidatos que estão fazendo aglomeração”, diz Célio Studart
Renato Roseno garante relação institucional com Bolsonaro, caso eleito
“Quero estar no executivo para executar as políticas públicas”, diz Heitor Férrer