Notícias

Grupo Cidade realiza 1º debate com candidatos a vice-prefeito de Fortaleza

Cabo Maia (PSL) e Kamila Cardoso (Pros) não compareceram ao debate, mesmo depois de terem concordado com as regras e confirmado a presença

Compartilhe:
3 de novembro de 2020
glaydson
Grupo Cidade realiza 1º debate com candidatos a vice-prefeito de Fortaleza
Foto: Maria Dias/ GCC

O Grupo Cidade de Comunicação realizou o primeiro debate entre os candidatos à vice-prefeito de Fortaleza. Estiveram presentes os candidatos: Galba Viana (PV), Raquel Lima (PCB), Élcio Batista (PSB), Helena Monteiro (PCdoB), Roberlene Rodrigues (Patriota), Vladyson Viana (PT) e Walter Cavalcante (MDB). As candidatas Cabo Maia (PSL) e Kamila Cardoso (Pros) não compareceram ao debate, mesmo depois de terem concordado com as regras e confirmado a presença.

No primeiro bloco os candidatos a vice-prefeito fizeram perguntas entre eles com o tema livre. Walter Cavalcante perguntou a Vladyson Viana sobre como ficaria as regionais, caso ele e Luizianne Lins fossem eleitos os novos gestores da capital cearense. Já o candidato do PT perguntou a Galba Viana qual seria a proposta sobre a juventude.

Já em seu momento de fazer a indagação, Galba Viana perguntou a Élcio Batista qual seria a proposta sobre saúde e principalmente o aumento de casos de Covid-19 na capital cearense. O candidato do PDT pediu direito de resposta, dizendo que Galba Viana acusou Sarto de estar espalhando a Covid-19 por fazer campanha causando aglomerações. Élcio Batista disse que Sarto tem tomado todas as medidas para proteger o cidadão, uso de máscara, distanciamento social, tomando cuidado com a população.

Por sua vez, Élcio perguntou a Helena Monteiro quais seriam a proposta para a área da educação. A professora Helena perguntou a Raquel Lima qual seria a sua proposta para a área da saúde e sua posição sobre possível possibilidade de privatização do SUS, levantada pelo presidente jair Bolsonaro.

Raquel Lima perguntou a Roberlene Rodrigues qual seria a proposta dela para a população que necessita do auxílio emergencial, por causa da crise econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus. Roberlene Rodrigues indagou a Walter cavalcante sobre a questão do turismo na capital cearense.

Na segunda rodada de perguntas, Galba Viana perguntou sobre mobilidade urbana ao candidato Walter Cavalcante. Já o candidato do MDB levantou um assunto polêmico que são os alvarás do comércio, perguntando para o candidato Vladyson Viana. Depois de responder a indagação sobre alvarás, o candidato do PT perguntou sobre o uso do recurso do Fundeb para a candidata Helena Monteiro.

A candidata do PCdoB perguntou a Élcio Batista qual seria a proposta da coligação na área da ciência e tecnologia para a capital cearense. Logo depois, o candidato do PSB perguntou a Roberlene Rodrigues, qual seria a sua proposta para a área da saúde. Depois de responder sobre o tema, a candidata do Patriota escolheu Raquel Lima para falar sobre a questão da moradia para os fortalezenses. O assunto moradia continuou em destaque no debate, pois Raquel Lima também discorreu sobre o assunto com o candidato Galba Viana.

No segundo e último bloco do debate os candidatos fizeram as suas considerações finais. O debate transcorreu com educação e respeito entre os candidatos e poucos direitos de respostas foram solicitados pelos postulantes à prefeitura de Fortaleza.