Notícias

TSE aprova envio de tropas federais para o Ceará

Dez cidades do Ceará vão receber o reforço na segurança

Compartilhe:
5 de novembro de 2020
glaydson
TSE aprova envio de tropas federais para o Ceará
Foto: Divulgação/ Força Nacional

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará de envio de forças federais para reforçar a segurança das eleições. Os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga vão receber o reforço na segurança. O objetivo é utilizar a Força Federal como auxílio para a garantia do livre exercício do voto e da normalidade das eleições. 

No dia 8 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, decidiu pela necessidade do envio de tropas federais. O intuito é reforçar a segurança dos eleitores nos 10 municípios, no dia da votação, 15 de novembro.

A decisão veio depois de estudo da Comissão de Segurança Permanente do TRE-CE, que elaborou um levantamento a partir de demandas dos 109 juízes eleitorais do Estado. De posse dessa consulta, a comissão, presidida pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, indicou a indispensabilidade desse auxílio à segurança na eleição nos dez municípios e que poderão ocorrer novas manifestações a respeito no decorrer do processo eleitoral até a ocorrência das eleições. 

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, já tinha se manifestado a favor da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará de requisitar forças federais para complementar a segurança do pleito municipal de 2020 nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga. O chefe do executivo estadual pontuou: “Na condição de governador do Estado do Ceará, manifesto-me favorável às medidas encaminhadas por este Tribunal”.

Caberá ao comando da 10ª Região Militar conduzir o planejamento e atuação das tropas na garantia do voto e da apuração.