Ceará

Águas da Transposição do São Francisco chegam a Brejo Santo

Agora a água chegou a cidade de Brejo Santo e segue o rumo para beneficiar a população mais carente do sertão nordestino

Compartilhe:
9 de novembro de 2020
glaydson
Águas da Transposição do São Francisco chegam a Brejo Santo
Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

As águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco passaram pela cidade de Jati e chegaram ao Reservatório Atalho, em Brejo Santo (CE). 

Desde o final do mês de outubro, quando foi retomada a pré-operação do trecho, as águas do Velho Chico voltaram a encher as estruturas do Eixo Norte. E, a partir de agora, seguirão para a cidade de Mauriti, na região do Cariri, e para os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Governo do Ceará, o bombeamento estava suspenso, desde o rompimento na Barragem de Jati, no Ceará, em agosto deste ano. Depois do rebaixamento do vertedouro, o fluxo das águas foi liberado na última semana de outubro. Com isso, a Estação de Bombeamento EBI-3, localizada em Salgueiro (PE), foi acionada, permitindo a retomada da pré-operação do Eixo Norte.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 km de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas. Ao todo 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiados.

O Eixo Leste, com 217 quilômetros de extensão, está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades pernambucanas e paraibanas. Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco já alcançaram R$ 10,8 bilhões.

Oficialmente a obra teve início em 2007 no governo do PT. Passou por um período de um governo do MDB e somente agora, 12 anos depois que a obra começou a ser entregue a população. A primeira cidade cearense a receber as águas do Velho Chico, foi Penaforte. Que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Logo depois foi na cidade de Jati, que as águas do Velho Chico chegaram, mas ocorreu o incidente do rompimento da barragem. Agora a água chegou a cidade de Brejo Santo e segue o rumo para beneficiar a população mais carente do sertão nordestino.