Saúde

Saiba como tratar retinopatia diabética, complicação mais frequente do diabetes

Maioria dos casos de diabetes não apresentam sintomas, o que é um perigo para saúde ocular

Compartilhe:
9 de novembro de 2020
Ninho Digital

A retinopatia diabética é uma das complicações mais frequentes do diabetes. A doença corresponde, praticamente, à metade dos casos de cegueira tratável no Brasil, segundo a International Diabetes Federation (IDF).

Saiba como tratar retinopatia diabética, complicação mais frequente do diabetes
Maioria dos casos de diabetes não apresentam sintomas, o que é um perigo para saúde ocular

Conforme o médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologista (CBO), Giuliano Veras, “isso ocorre porque os depósitos de glicose nas paredes do cristalino e as oscilações glicêmicas aumentam a formação de radicais livres, que resultam em um envelhecimento precoce da lente do olho”. Ainda segundo o especialista, “a maioria dos casos de diabetes não apresentam sintomas, o que é um perigo para sua saúde ocular”.

Números

No Ceará, ao longo do primeiro semestre de 2019, cerca de 1.601 pessoas foram vítimas da diabetes. Em todo o país, o número de pessoas diagnosticadas é cerca de 12,5% milhões, que representa 7% de toda a população.

Diabetes

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.