Notícias

Anexo do Frotinha da Parangaba é inaugurado

Hospital ganha um novo centro cirúrgico, ampliando em 100% a sua capacidade instalada

Compartilhe:
11 de novembro de 2020
glaydson
Anexo do Frotinha da Parangaba é inaugurado
Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entregaram o novo anexo do Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira, o Frotinha da Parangaba. A ação faz parte do programa de reestruturação da rede hospitalar municipal com reforma, ampliação e construção de novas unidades na Capital. Também participaram da solenidade as secretárias de Fortaleza Joana Maciel, da Saúde e Manuela Nogueira, da Infraestrutura.

A obra, com valor de aproximadamente R$ 5 milhões, contempla uma área de intervenção de cerca 4.918 m². O hospital ganha um novo centro cirúrgico, ampliando em 100% a sua capacidade instalada, passando de duas para quatro salas de cirurgia. Com a entrega, também foi ampliado o quantitativo de leitos de recuperação pós-anestésica, saindo de três para oito leitos; sala de observação, de 25 para 31 leitos; Unidade de Tratamento de Urgência (UTU), de dois para três leitos e sala de reanimação de um para dois leitos.

Além disso, houve o incremento de 18 novos leitos de internação, que se somam aos 62 existentes. A nova área conta ainda com uma moderna Central de Material e Esterilização – CME.

“Aqui nós conseguimos ver todo o esforço para garantir a ampliação dos postos de saúde, das unidades básicas de saúde, dos médicos, pois criamos o primeiro modelo do médico da família em Fortaleza, parceria com a prefeitura, para ampliar o número de médicos em atendimento nos postos de saúde”, afirmou Camilo Santana.

“Com essa ampliação, nós estamos entregando praticamente um novo hospital, que aumentará o número de cirurgias em 40%. Com dois novos blocos de emergência, divididos em casos menos graves e casos mais graves, a nova área tem todos ambientes climatizados e é dotada de equipamentos modernos, propiciando conforto e segurança aos pacientes e profissionais”, falou Roberto Cláudio.