Notícias

PF intensifica operações contra crimes eleitorais em 18 municípios do Ceará

Veja o balanço de ações da corporação durante o 1º turno nas cidades do Estado

Compartilhe:
11 de novembro de 2020
Ninho Digital
PF intensifica operações contra crimes eleitorais em 18 municípios do Ceará
Polícia Federal intensifica combate a crimes eleitorais no Ceará

Com a aproximação do 1º turno, a Polícia Federal intensifica, a partir desta quarta-feira (11), a Operação Eleições 2020, com foco em 18 cidades cearenses. O trabalho tem finalidade de reprimir crimes eleitorais nas regiões.

Mais de 150 agentes de segurança participam da ação concentrada nos polos: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Camocim, Itapipoca, Aracati, Tianguá, Canindé, Baturité, Russas, Jaguaribe, Crateús, Tauá, Campos Sales, Quixeramobim, Iguatu, Icó e Brejo Santo.

Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, conta com reforço da Força Nacional de Segurança Pública, sob coordenação da Polícia Federal. O uso foi autorizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e celebrado pelos candidatos do município.

Na eleição, a PF utilizará, pela primeira vez, drones com finalidade de inibir e flagrar eventuais práticas de condutas vedadas durante o pleito eleitoral, como boca de urna e transporte de eleitores.

Veja o balanço de operações realizadas pela Polícia Federal no 1º turno:

29/10: No Cariri, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, um na localidade do sítio São Lourenço, em Caririaçu, por compra de voto e outro no município do Crato por distribuição de dinheiro.

06/11: Em Iguatu, um mandado de busca e apreensão foi cumprido. Apura-se a denúncia de utilização de milícias por candidatos daquela cidade na campanha eleitoral.

07/11: Em Icó, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência de suspeito de atirar contra candidato.

09/11: Em Campos Sales, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos para combater crimes de falsidade ideológica eleitoral e falsificação de documento público. Nesse mesmo dia, um homem foi conduzido pela PM à sede da delegacia da Polícia Federal em Juazeiro do Norte, no Cariri. Na ocasião, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais.

11/11: Em Apuiarés, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos para investigar possível crime de capacitação ilícita de sufrágio.