Circula nas redes sociais um vídeo adulterado que foi exibido na edição deste sábado (14) no programa Ceará no Ar. Nele, a jornalista Adriana Dias aparece apresentando a pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Aquiraz (CE).
No entanto, o material se trata de um deepfake, que nada mais é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, de pessoas fazendo ou dizendo coisas que não são feitas por ela.
No vídeo, o áudio utilizado não é da apresentadora e os dados mostrados não correspondem ao do levantamento realizado pelo HI Pesquisas.
Pesquisa original
Segundo a pesquisa, o candidato Edson Sá (PDT) está liderança nas intenções de voto à Prefeitura de Aquiraz, com 47,9% da preferência. Em 2º lugar aparece Bruno Gonçalves (PL), com 37,2% da preferência do eleitorado. A base foi coletada pela pesquisa registrada pelo TRE com o número CE-01227/2020. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral.
Veja os números reais da pesquisa
Já os números adulterados mostram a inversão da colocação dos candidatos. Olhe com atenção:
Diante do uso indevido do vídeo publicado no Ceará no Ar, o Grupo Cidade de Comunicação se manifestou.
Confira a nota do Grupo Cidade de Comunicação
Ao longo dos seus 42 anos de trajetória, sempre prezou pela seriedade e, sobretudo, pela verdade. Nossos pilares sempre foram pautados pelo compromisso de informar e entreter de forma responsável, ética e isenta. Por tudo isso, o Grupo Cidade de Comunicação lamenta e repudia a utilização equivocada e criminosa da pesquisa eleitoral que veiculamos através da TV Cidade Fortaleza sobre a eleição no município de Aquiraz. Para conhecimento público, o candidato Edson Sá (PDT) está em primeiro lugar nas intenções de voto com 47,9%. O segundo lugar é ocupado por Bruno Gonçalves (PL), com 37,2%.
Cuidado com as fake news
Em período eleitoral é comum a disseminação das chamadas “fakes news”, que são as notíciais falsas. Por isso, antes de considerar compartilhar qualquer mensagem ou postagem que receber, questione desconfie se o conteúdo é verdadeiro. Se for falso, faça uma denúncia aos órgãos públicos e nas redes pelos quais recebeu a fake.
Sempre vale ressaltar que se deve checar a autoria do conteúdo e procurar referências do que estiver sendo afirmado. E procure sempre se informar através de sites, páginas e blogs de credibilidade.
Assista ao vídeo do Ceará no Ar
https://www.youtube.com/watch?v=EXFnuv425JU