Parlamentar eleito agradeceu votos e citou dificuldades na disputa de 2020
Vereador mais votado, Ronaldo Martins pede mudanças no sistema eleitoral
O vereador eleito Ronaldo Martins (Republicanos) comemorou, nesta segunda-feira (16), o desempenho obtido na eleição para Câmara Municipal de Fortaleza. Em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação, o apresentador falou sobre a campanha e pediu que a Câmara Federal faça uma discussão sobre a reforma eleitoral.
“Estou muito feliz de ter sido o vereador mais votado nessa eleição. Quero agradecer aos 31.840 mil votos que nos confiaram nessa eleição. E dizer da minha alegria em poder estar na Câmara para defender a família, para defender o trabalhador”, disse.
Em seguida, lembrou que foi a primeira disputa sem coligações. Elas continuam valendo para o cargo de prefeito, mas não existem mais para o Parlamento. “Eu acredito que a Câmara Federal, juntamente com o Senado, precisam sentar, precisam se debruçar sobre a questão da reforma eleitoral. O modelo que está não é viável”, comentou.
Ronaldo Martins foi o único candidato em Fortaleza a ultrapassar o quociente eleitoral de 29.849 votos. O procedimento é válido para as disputas proporcionais- vereadores, deputados federais e estaduais. O número indica quantos votos são necessários para se eleger um parlamentar. Para isso, é feita uma divisão total dos votos válidos pela quantidade de vagas na Câmara.
Veja mais: Veja a lista de vereadores eleitos em Fortaleza
Fim das coligações
Em entrevista à Agência Câmara, Rafael Nagime, do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral, explicou que a mudança é uma oportunidade para o eleitor se aproximar da legenda, que escolhe nomes mais alinhados com a ideologia do grupo.
“A busca do fim da coligação é justamente contribuir para que o eleitor vote numa determinada ideologia e saiba que não estará dando seu voto para uma ideologia às vezes totalmente oposta, mas que simplesmente se juntou numa coligação por questões partidárias de momento”, explicou.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.