Eleições 2020

TRE-CE aprova pedido de forças federais para o 2º turno das eleições

Fortaleza e Caucaia terão segundo turno nestas eleições

Compartilhe:
17 de novembro de 2020
glaydson

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, (17), o envio do pedido de forças federais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o 2º turno das eleições em Fortaleza e Caucaia. O objetivo é utilizar a Força Federal como auxílio para a garantia do livre exercício do voto e da normalidade das eleições.

TRE-CE aprova pedido de forças federais para o 2º turno das eleições
Foto: Reprodução

A matéria foi levada ao Pleno após relatório exarado pela Comissão de Segurança do TRE. O desembargador Francisco Gladyson Pontes opinou pela necessidade do reforço. A procuradora regional eleitoral, Lívia Maria de Sousa, em parecer, também foi favorável à requisição das tropas federais.

No 1º turno das Eleições 2020, a Corte do TSE, aprovou o pedido do TRE do Ceará de envio de forças federais. Para reforçar a segurança das eleições nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga. A medida está prevista no inciso 14 do artigo 23 do Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965).

Na mesma data, o TRE-CE decidiu, na sessão de julgamentos, pela necessidade do envio de forças federais para reforçar a segurança dos eleitores de Ibicuitinga (47ª Zona Eleitoral), no dia da votação. No dia 11 de novembro, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, aprovou o pedido do TRE-CE de envio de força federal para localidade de Ibicuitinga. A decisão foi tomada ad referendum do Plenário, tendo em vista a proximidade da data do pleito.

Leia também: Tropas do Exército já estão nas ruas reforçando a segurança em Fortaleza

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.