Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem 13% da população adulta sem nenhum dente

Mais de 2,8 milhões de cearenses com 18 anos ou mais de idade haviam se consultado em 2019

Mais de 88% da população cearense escova os dentes pelo menos duas vezes ao dia, conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) sobre 2019, divulgada nesta quarta-feira (18). Apesar dos cuidados, pessoas de 18 anos ou mais de idade, 13% perderam todos os dentes, o que corresponde a um contingente de 0,9 milhão de pessoas nessa faixa etária.

A maior proporção de pessoas sem dente foi entre as mulheres, 15,5%, que entre homens, 10,1%. Entre as pessoas idosas, a perda dentária é mais frequente. Aproximadamente 45,9% das pessoas de 60 anos ou mais de idade perderam todos os dentes.

Na mesma faixa etária das pessoas que perderam todos os dentes, 2,8 milhões de cearenses com 18 anos ou mais de idade haviam se consultado nos últimos 12 meses anteriores ao levantamento, realizado em 2019. Apesar dos programas e ações na rede pública, o atendimento odontológico no Ceará ocorreu preponderantemente em consultório particular ou clínica privada, totalizando 64,0% dos atendimentos.

Alerta

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais representam um grande ponto de atenção para a saúde de muitos países e afetam as pessoas ao longo da vida, causando dor, desconforto, desfiguração e até morte. Essas doenças compartilham fatores de risco comuns com outras doenças não transmissíveis importantes. Estima-se que as doenças bucais afetem cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo – ou seja, quase metade da população mundial. A saúde bucal da população tem reflexo na saúde integral e na qualidade de vida de toda a sociedade.

Sair da versão mobile