O primeiro turno das eleições definiu os prefeitos de 182 cidades do Ceará, apenas Fortaleza e Caucaia vai ter segundo turno no próximo dia 29 de novembro. O resultado das eleições mostram os partidos que saíram vitoriosos e derrotados neste pleito eleitoral.
Para Emanuel Freitas, pesquisador e professor de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Ceará o PDT continua com maior número de prefeituras e em seguida o PSD, que tem Domingos Filho como o seu grande líder, foram os dois partidos que saíram vencedores nesta eleição. Sobre os partidos que saíram derrotados, ele disse que todo mundo ficou do mesmo tamanho a nível nacional e isso se reflete no Ceará. Emanuel Freitas falou que o PT teve uma diminuição considerável, mas que o tornou com número semelhante ao dos outros partidos. O que chamou atenção do pesquisador foi o crescimento do Psol, tanto em Fortaleza, como em Potengi, que elegeu o prefeito e vários vereadores.
Partidos tradicionais como o MDB, viram o número de prefeitos cair de 28 em 2016, para 17 nesta eleição. O PSDB viu as prefeituras que administrava cair de 16 em 2016, para apenas 4, neste pleito eleitoral.
Emanuel Freitas falou também sobre a disputa do segundo turno em Fortaleza, entre Sarto Nogueira e Capitão Wagner. Ele disse que o primeiro movimento do segundo turno foi a declaração do governador Camilo Santana reiterando as acusações em relação ao Capitão Wagner. O pesquisador acredita que essa campanha do segundo turno, será em cima da rejeição dos dois candidatos e não de propostas de governo.
Emanuel Freitas aproveitou também para comentar sobre a disputa na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana, entre Naomi Amorim e Vitor Valim. Para ele o apoio declarado de Camilo Santana a candidatura de Naomi já surtiu efeito no primeiro turno. Para Emanuel, Vitor Valim teve uma votação expressiva e interessante, conseguido deixar para trás, Emília Pessoa (PSDB), que é uma liderança política de Caucaia histórica. O pesquisador finalizou falando que os dois polos que estão em disputa e Fortaleza também estão em Caucaia, candidatos dos Ferreira Gomes contra candidatos bolsonaristas.
Leia também: Eleições 2020: PDT elege maior bancada da Câmara de Fortaleza