Ceará

Ex-deputado é alvo de operação da PF contra fraudes e lavagem de dinheiro

Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no Ceará, Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro

Compartilhe:
19 de novembro de 2020
Teste

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (19), a segunda fase da Operação KM LIVRE, em atuação conjunta com a Controladoria Geral da União. A ação tinha como objetivo cumprir 27 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Russas, Caucaia, Mossoró (RN) e Rio de Janeiro (RJ).

Ex-deputado é alvo de operação da PF contra fraudes e lavagem de dinheiro
Foto: Divulgação

Segundo as investigações, o grupo era liderado por um ex-deputado federal e estadual do Ceará no período da investigação. O ex-deputado cearense foi preso na manhã de hoje. A identidade do ex-parlamentar não foi informada pela Polícia Federal.

Os mandados foram deferidos pela Justiça Federal, decorrente de investigação em Inquérito Policial que apura fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas, com desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.

Entre os contratos investigados, há serviços prestados para a Prefeitura de Fortaleza nos últimos 20 anos, envolvendo as administrações de Luizianne Lins (PT), Roberto Cláudio (PDT) e mesmo antes. O grupo teria criado cerca de dez empresas para participar das licitações da Prefeitura.

A primeira fase da Operação Km Livre foi deflagrada no ano de 2016, ocasião em que houve a apreensão de mais de cinco milhões e novecentos mil reais em dinheiro na sede de uma das empresas investigadas, no bairro de Fátima.

Nesta manhã, os policiais flagraram e apreenderam grande quantidade de dinheiro em espécie, com suspeita de lavagem de dinheiro, ocultado na sede de uma das empresas investigadas, no mesmo bairro.

A investigação policial identificou, a partir desses valores, documentos e dados apreendidos na primeira fase, a atuação da organização criminosa na criação de empresas com participação de “laranjas”, isto é, pessoas atuando em nome de terceiros investigados, reais gestores das empresas investigadas; atuação em fraudes em licitações; desvios de recursos públicos; lavagem de dinheiro com aquisição de imóveis, empresas e transações no mercado financeiro.

A organização criminosa investigada atua há cerca de vinte anos e, desde então, tem obtido consecutivos e progressivos êxitos nas empreitadas criminosas, gerando lucros ilícitos.

Confira o vídeo do Balanço Geral Ceará, da TV Cidade Fortaleza:

https://www.youtube.com/watch?v=4r5nLZt3te4

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.