Ceará

Precisa de auxílio jurídico? Defensoria Pública atende remotamente no fim de semana

Saiba que documentos são necessários para conseguir atendimento emergencial

Compartilhe:
20 de novembro de 2020
Ninho Digital
Precisa de auxílio jurídico? Defensoria Pública atende remotamente no fim de semana
Foto: Reprodução

Há três anos, a Defensoria Pública do Ceará oferece um serviço de acesso à justiça para a população cearense durante todos os finais de semana. Defensores públicos ficam de plantão na Região Metropolitana de Fortaleza, na macrorregião do Cariri e em Sobral para atender às situações mais urgentes.

Com a pandemia do novo Coronavírus, o acesso ao serviço mudou e a população pode encaminhar a documentação para os canais virtuais. Em Fortaleza, o acesso ao serviço pode ser realizado pelo número (85) 98400.5997, das 12h às 18h.

Para aqueles que não têm acesso à internet ou encontraram alguma dificuldade, um colaborador fica de plantão na sede da Defensoria Pública (Av. Pinto Bandeira, 1111 – bairro Patriolino Ribeiro) para dar as orientações nos casos que surgem. O mesmo acontece para as demandas do interior. Os assistidos da macrorregião do Cariri acessam o plantão pelo telefone (88) 9 8842-6347. Já em Sobral, os contatos são (88) 9 9663-1000 e (88) 9 9444-2120.

Os assistidos devem apresentar documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de endereço e os documentos relacionados a cada ação. Nas demandas relacionadas à saúde, o representante deve apresentar laudo médico constando o quadro clínico do paciente com o Código Internacional da Doença (CID), o tratamento indicado, a urgência com a respectiva prioridade e as consequências caso não consiga o pedido ou ocorra alguma demora na resposta.