Educação

UFC tem 14 professores entre os cientistas mais influentes do mundo

Estudo foi publicado em uma renomada revista internacional

Compartilhe:
20 de novembro de 2020
Teste
UFC tem 14 professores entre os cientistas mais influentes do mundo
Foto: Divulgação / UFC

Catorze professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão entre os cientistas mais influentes do mundo na atualidade, de acordo com dois rankings que integram um estudo publicado recentemente pela prestigiada revista científica Plos Biology. Na primeira relação, que registra o impacto ao longo de toda a carreira dos pesquisadores, aparecem oito docentes da UFC. A segunda relação se refere ao impacto especificamente no ano de 2019 e conta com 13 representantes da Instituição (o total de 14 professores ocorre porque sete docentes estão em ambas as listas).

A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e utilizou como referência informações da Scopus ‒ base de dados bibliográficos que inclui resumos e citações de artigos de periódicos científicos, reunindo aproximadamente 21 mil títulos de 5 mil editoras internacionais.

O artigo é intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” (“Bancos de dados científicos atualizados de indicadores de citação padronizados”, em tradução livre). Trata-se da versão atualizada do estudo, publicado originalmente em 2019. Inicialmente, o banco de dados elencou os 100 mil cientistas de ponta em todo o mundo. Na nova versão, foram incluídos também cientistas que não estão entre os 100 mil melhores de acordo com o índice geral, mas constam entre os 2% melhores no seu subcampo principal de atuação.

As tabelas fornecem métricas com e sem autocitações, além da proporção de citações por artigo. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Também constam percentuais específicos de campo e subcampo para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos.

Veja os professores citados na lista:

Aldo Ângelo Moreira Lima, Daniel Benevides da Costa, Fabiano André Narciso Fernandes, Jorg Heukelbach, Luiz Drude de Lacerda, Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, Sueli Rodrigues, Vietla Satyanarayana Rao, André Lima Férrer de Almeida, Antônio Gomes de Souza Filho, Cristiano André Köhler, Flávia Almeida Santos, Joaquim Albenisio Gomes Silveira e Luciana Rocha Barros Gonçalves.