Portal GCMAIS

Bolsonaro culpa governos por testes de Covid-19 próximos do vencimento

Foto: Marcos Corrêa / PR

O presidente Jair Bolsonaro responsabilizou os governos estaduais e municipais pelo não uso dos testes para a Covid-19 com prazo de validade próximo ao fim. O comentário foi feito em resposta a um seguidor na internet.

Segundo reportagem do jornal Estado de São Paulo, 6,86 milhões de testes comprados pelo Ministério da Saúde perderão a validade até janeiro de 2021. Bolsonaro, por sua vez, isentou a gestão federal, afirmando que os governadores e prefeitos que devem se explicar sobre a não utilização. Confira o post:

Bolsonaro culpa governos por testes de Covid-19 próximos do vencimento

Foto: Reprodução / Redes sociais

De acordo com o Estadão, os exames do tipo RT-PCR ficam estocados em um armazém em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, eles “são distribuídos de acordo com as demandas dos estados”.

A pasta ainda ressaltou que “se mantém à disposição dos entes para dar suporte às ações de monitoramento, diagnóstico, tratamento e acompanhamentos dos casos, além de incentivar as ações de prevenção e assistência precoce nos serviços de saúde do SUS. A pasta vem garantindo a disponibilidade de testes RT-qPCR para todo o país, permitindo que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) possa procurar o serviço de saúde e ter garantido o seu teste, quando prescrito pelo profissional de saúde”.

Publicidade

Leia mais | Vacinação é questão de saúde, declara Bolsonaro

Camilo diz que disputa política sobre vacina contra a Covid-19 é grave e inaceitável

Sair da versão mobile