Um objeto não identificado é visto em diferentes pontos do céu cearense nesta segunda-feira (23). Há relatos de pessoas que perceberam o fenômeno em Fortaleza, Acaraú, Quixeramobim, Sobral, Canindé e Cascavel.
Nas redes sociais, o assunto figura entre os mais comentados na cidade. “Saindo do trabalho na [Avenida] Washington Soares e me deparo com esse corpo se deslocando no céu”, escreveu o estudante de Engenharia de Energias, Christian Queiroz, ao publicar uma imagem no Twitter. “Ele tá embaçado como se tivesse passando por nuvens, mas o céu tá limpo aqui”, completou.
De acordo com Romário Fernandes, especialista em Astronomia, “era um foguete chinês que foi lançado agora há pouco com o objetivo de trazer exemplares de rocha lunar coletados por uma outra missão chinesa que já está lá”.
Conforme o The New York Times, a China quer ser o primeiro país a trazer de volta rochas lunares em quatro décadas. Ainda segundo a publicação, é a última etapa do programa especial do governo chinês, que espera, até 2030, colonizar a China.
Desde o fim da tarde, procuramos o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para comentar o assunto. Até o momento, nenhuma ligação foi atendida.