Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza inicia Operação Inverno contra a Dengue

Estão previstas atividades em 55 bairros e 538 mil domicílios

Compartilhe:
23 de novembro de 2020
glaydson
Prefeitura de Fortaleza inicia Operação Inverno contra a Dengue
Sesa intensifica conbate de dengue no Ceará. Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta terça-feira (24), a Operação Inverno 2021 contra o mosquito Aedes aegypti. A operação tem como estratégia principal reduzir o processo de transmissão de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, nos bairros com maior incidência de enfermidades ocasionadas pelo inseto.

A abertura da operação será realizada na Praça da Igreja da Nossa Senhora da Saúde, das 8h às 13h, com ações de campo no território. Durante a operação, que segue até fevereiro de 2021, serão realizadas ainda visitas domiciliares, inspeção em pontos estratégicos em parceria com a Agência de Fiscalização (Agefis), monitoramento de imóveis de grande fluxo, blitz educativas, abordagens e exposições em comércios, terminais de ônibus e barracas de praia, além de orientações educativas nas Unidades de Atenção Primária (UAPS).

O início da quadra chuvosa historicamente propicia o aumento da infestação do mosquito Aedes aegypti e consequentemente os casos de arboviroses. Estão programadas visitas em 538 mil domicílios de 55 diferentes bairros, escolhidos pelo histórico de incidência elevada de casos de arboviroses.

As ações envolverão aproximadamente 1.200 profissionais da Vigilância Ambiental de Fortaleza. “Vamos atuar com o nosso grupo de controle vetorial, agentes de endemias e mobilizadores, identificando e eliminando criadouros. Precisamos que a população colabore para enfrentarmos juntos o cenário para 2021”, afirma Nélio Morais, coordenador da Coordenadoria de Vigilância à Saúde da SMS.

De acordo com a FGV, esse ano, até essa semana, 5.341 casos de dengue foram registrados em Fortaleza. No ano passado, até essa semana, 9.641 tinham sido registrados.