Ícone do site Portal GCMAIS

Congresso digital debate ampliação do acesso de pacientes com câncer a tratamentos adequados

Foto: Divulgação

Fortaleza sedia, nos dias 25 e 26 de novembro, das 16 às 20 horas, o II Fórum Digital “Todos Juntos contra o Câncer Norte e Nordeste”. As inscrições para quem deseja participar do evento seguem abertas e são gratuitas. Durante o encontro, líderes da saúde debaterão as principais necessidades e soluções para a atenção oncológica nas regiões Norte e Nordeste do País.

O Fórum “Todos Juntos Contra o Câncer – Norte e Nordeste”, co-criado pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e Instituto Roda da Vida, reunirá médicos, profissionais da saúde, representantes do governo, de hospitais e de organizações de apoio ao paciente para debaterem as principais necessidades e soluções para o tratamento oncológico no Norte e Nordeste do país. “Nossos recursos financeiros são finitos. Precisamos de políticas de câncer bem definidas, com protocolos definidos. Um dos aspectos do momento é exatamente esse. Identificamos nas outras edições que ainda existe muito desconhecimento da problemática da doença no Norte e Nordeste do País”, destacou a médica oncologista e que está à frente do Instituto Roda da Vida, Paôla Torres.

Ainda segundo a especialista, especialmente no Norte e Nordeste, as deficiências são mais acentuadas quanto ao tratamento de doenças cancerígenas. “Temos problema muito sério de transporte. Os nossos pacientes do interior, que precisam de transporte de ambulância, por exemplo, foram muito prejudicados durante a pandemia. Isso teve impacto muito grande, como também no número de mamografias e nas leucemias agudas, nas cirurgias que tiveram que ser adiadas, sem falar no total desconhecimento acerca dos perigos que poderiam existir nessa época de pandemia. Por isso, trouxemos especialista par falar sobre essa questão e como pacientes com câncer devem agir em relação à Covid em tempos de pandemia”, destacou.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Medula Óssea, 89% dos serviços de transplantes do País estão concentrados na cidade de São Paulo. “No Nordeste, só temos transplante de medula pelo SUS em Recife e em Fortaleza. Na Região Norte, não existe e é um procedimento fundamental para o tratamento das leucemias e de outras as patologias do sangue”, explicou Torres.

DEBATES

Entre outros assuntos, o evento debaterá “Direitos dos pacientes com câncer. Como colocá-los em prática”, “O câncer não espera. Desafios para o diagnóstico oportuno e tratamento ideal”, “Câncer em tempos de pandemia da COVID-19”, “Tecnologias inovadoras na atenção oncológica” e “Protocolos de acesso: Medicamentos com qualidade para todos”.

MOVIMENTO

Publicidade

O Todos Juntos Contra o Câncer é um movimento da sociedade brasileira que congrega representantes de diferentes setores voltados ao cuidado do paciente com câncer, como gestores de saúde, entidades médicas, hospitais, profissionais de saúde, pesquisadores, profissionais de imprensa, associações de pacientes e outros, comprometidos com a garantia do direito do paciente ao acesso universal e igualitário à saúde. A missão é ampliar o acesso dos pacientes com câncer aos tratamentos adequados em todo o País.

SERVIÇO:

Fórum TJCC Norte e Nordeste
Data: 25 e 26 de novembro
Horário: das 16 às 20 horas
Informações: (11) 3149-5190 (Tratar com Thais)
E-mail: contato@tjcc.com.br

Sair da versão mobile