Nunca se calar diante de situações de opressão. Esse é o recado da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), ao divulgar dados relacionados à violência de gênero no país. De acordo com a pasta, cerca de 70% das mulheres que foram vítimas de feminicídio nunca denunciaram ter sofrido violência.
“Precisamos superar esse alto índice de subnotificação. Quanto mais ferramentas nós criamos e disponibilizamos para essas mulheres, mais vamos combater esse grave problema”, ressaltou a secretária Cristiane Britto, titular da SNPM.
“A violência doméstica infelizmente é uma questão estrutural, de uma cultura em que por muito tempo essa prática foi naturalizada. Já evoluímos bastante em relação a isso, principalmente após a publicação da Lei Maria da Penha. Porém temos que admitir que há muito o que se fazer, para de fato mudarmos essa triste realidade”, completou.
Leia mais | Mais de duas mil mulheres são agredidas no Ceará, mas não denunciam
Camilo parabeniza 1ª mulher a comandar uma aeronave da Ciopaer
IBGE: Expectativa de vida das mulheres cearenses é superior a dos homens
Ligue 180
A coordenadora-geral do Ligue 180 e do Sistema Integrado de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, Vanessa Vilela Berbel, ressaltou que a denúncia é a ferramenta de eliminação da violência no país.
“Tem grande importância esse evento porque podemos multiplicar as informações, atingir as nossas colegas para criar pessoas que vão amparar uma outra amiga ou também vão formar mais conhecimento sobre os seus direitos”, frisou.
Berbel também citou que durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) houve um aumento do número de denúncias. Em abril deste ano, por exemplo, o crescimento foi de 35%.
“É muito gratificante poder falar do nosso Ligue 180, esse serviço público gratuito disponível 24h por dia, que vem auxiliando tanto as nossas mulheres que precisam de ajuda, de amparo, por meio da prestação de informação e do disque denúncia. O serviço registra a denúncia, encaminha para os órgãos competentes e acompanha”, completou.