Ícone do site Portal GCMAIS

TRE sorteará urnas que serão auditadas no 2º turno das Eleições 2020

Foto: Elza Fiúza/ABr

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), realizará no sábado (28), às 9h, Audiência Pública para sorteio de urnas, com vistas à realização das Auditorias da Votação Eletrônica sob condições normais de uso e da Auditoria de Verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. A cerimônia, que será transmitida através do Canal do TRE no YouTube, seguirá os protocolos utilizados no 1º turno.

A comissão convocou, por meio de Ofício-Circular, os partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público Eleitoral e as entidades da sociedade civil organizada para participarem do encontro.

O evento, será comandado pelo presidente da Comissão e juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Flávio Vinícius Bastos Sousa, e terá como finalidade o sorteio das 12 urnas eletrônicas que serão auditadas para o 2º turno das Eleições 2020.

Na ocasião, as 4 primeiras urnas eletrônicas sorteadas serão destinadas à Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob condições normais de uso para comprovar o funcionamento correto dos seus programas. Já as 8 restantes serão submetidas à Auditoria de Verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas, que será realizada na própria seção eleitoral, entre 6h e 7h do dia da eleição, e verificará a autenticidade e integridade dos sistemas daquela urna com os sistemas liberados pelo TSE para distribuição em todas as urnas do Brasil.

Além do sorteio, serão escolhidos também até 4 representantes de partidos políticos para acompanharem a remessa das 4 primeiras urnas sorteadas.

Publicidade

No dia da eleição, 29 de novembro, das 7 às 17h, será realizada a Auditoria da Votação Eletrônica do segundo turno das Eleições 2020, no Centro Universitário Estácio do Ceará, Unidade Campus Centro (antigo Colégio Cearense). O processo de votação, além de acompanhado por advogados, representantes dos partidos e entidades da sociedade civil organizada, é filmado, de modo que, ao final, com o batimento de informações, seja atestado o correto funcionamento da urna eletrônica. O procedimento, por sua importância, encontra-se previsto tanto no Calendário Eleitoral, quanto na Resolução TSE nº 23603/2019, para o pleito de 2020.

Leia também:

Polícia Militar inicia Operação Eleições para 2º turno

Propaganda eleitoral gratuita termina nesta sexta-feira (27)

Sair da versão mobile