Ceará

Ceará será o 2º estado a ter uma unidade de produção de vacina contra a Covid-19

A equipe do Grupo Cidade conheceu, com exclusividade, a unidade da Fiocruz no Eusébio

Compartilhe:
27 de novembro de 2020
Teste
Ceará será o 2º estado a ter uma unidade de produção de vacina contra a Covid-19
Foto: Divulgação

O mundo vive uma verdadeira corrida para ter a vacina contra a Covid-19. Várias pesquisas já estão na fase de testes em humanos e quando a imunização for aprovada aqui no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ceará pode estar um passo à frente na guerra contra o novo coronavírus.

O Ceará pode ser o segundo estado brasileiro a ter uma unidade de produção de vacinas contra a Covid-19. A sede da Fiocruz, no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, está adquirindo tecnologia, juntamente com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, para produzir o imunizante desenvolvido em parceria com a farmacêutica Astrazeneca.

Em entrevista ao Ceará no Ar, o médico e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, falou sobre a novidade: “Nós já estamos recebendo da Inglaterra a substância ativa para produzir a vacina aqui no Brasil, concluindo também os testes da fase 3 e já transferindo a tecnologia para o Brasil para que no futuro a Fiocruz tenha a autonomia de produção”, revelou.

A nova sede da Fiocruz Ceará foi construída em um terreno de 10 hectares, cedido pelo Governo do Estado, situado no Pólo Tecnológico e Industrial da Saúde, no município de Eusébio.

A equipe do Grupo Cidade de Comunicação conheceu, com exclusividade, a unidade da Fiocruz, no Eusébio. Veja os detalhes na reportagem de Théa Morel: