O número de reclamações de usuários contra companhias aéreas cresceu 61% entre janeiro e novembro, em comparação com o mesmo período no ano passado, conforme dados do Procon Fortaleza. E são vários os motivos, que podem implicar em punições às empresas.
A retomada dos voos e o aumento do fluxo de passageiros deixou o Aeroporto de Fortaleza cada vez mais movimentado. Porém, com mais pessoas viajando, mais problemas parecem surgir. A educadora física Rafaele Damasceno teve que adiar a viagem de férias por conta da pandemia de Coronavírus. O voo seria em março, mas foi adiado para novembro. Agora que, finalmente pode ir à Bahia, tem enfrentado transtornos com a companhia aérea.
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O médico Igor Brito também enfrenta problemas. Ele aproveitou uma promoção de Black Friday para comprar milhas com 70% de desconto. Mas os planos de fazer uma viagem internacional nos próximos dias estão sendo frustrados. Ele espera que, até domingo (29), dia em que deve embarcar, consiga, finalmente, receber os bilhetes.
O advogado Alexandre Diniz, membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/CE, orienta quais caminhos devem ser seguidos para que o cliente não seja lesado. Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=h5twx-_2s6s&feature=youtu.be
Em nota, a Latam se manifestou sobre os problemas denunciados ao Grupo Cidade de Comunicação. Leia a íntegra:
Desde o início da pandemia, a LATAM flexibilizou suas regras comerciais para que os clientes possam retomar os seus planos de viagem com tranquilidade.
A companhia informa que, caso a operação do voo tenha sido impactada, independemente se o cliente emitiu sua passagem com pontos ou comprou o bilhete, as regras permanecem as mesmas e o cliente poderá reagendar o seu voo durante a validade da passagem (até 31 de dezembro de 2021 se sua viagem tiver começado em 2020, ou por 12 meses a partir da data de início da viagem original, se a viagem começar em 2021). A LATAM não cobrará a taxa de remarcação do voo, quando considerada a mesma origem e destino, para alteração em 2020. No entanto, caso o cliente opte por alterar o destino, é cobrada a diferença tarifária, se existir.
A LATAM Airlines Brasil reforça ainda que está retomando suas operações com bastante equilíbrio entre a oferta de assentos e a real demanda por viagens aéreas neste momento. A companhia já restabeleceu sua operação para 44 destinos domésticos no Brasil e para 50% dos destinos do País ao exterior, operando 54% da sua capacidade em novembro.
Sobre o caso do passageiro mencionado, a companhia informa que já está prestando a assistência necessária.
Confira o vídeo do Jornal da Cidade, da TV Cidade: