Seu voto na Cidade

De presidente da Assembleia Legislativa a prefeito de Fortaleza: Veja quem é José Sarto

Gestor eleito deixará a Câmara após 7º mandato consecutivo

Compartilhe:
29 de novembro de 2020
Ninho Digital

José Sarto Nogueira Moreira (PDT) foi eleito prefeito de Fortaleza neste domingo (29). Ele assumirá o Paço Municipal após exercer o 7º mandato consecutivo de deputado estadual e foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2019-2020.

De presidente da Assembleia Legislativa a prefeito de Fortaleza: Veja quem é José Sarto
Foto: Agência Assembleia / Divulgação

Ao longo de 30 anos de vida pública, Sarto ocupou diversas posições estratégicas na política cearense. Foi líder do Governo Cid Gomes, vice-líder do Governo Camilo Santana e presidiu as comissões de Constituição Justiça e Redação, de Educação e de Fiscalização e Controle, além da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou fraudes no Seguro DPVAT.

Já compôs a Mesa Diretora da Assembleia no biênio 2011/2012, como primeiro vice-presidente, chegando à presidência da Casa, em janeiro de 2013, quando Roberto Cláudio, após vitória nas eleições municipais de 2012, assumiu a Prefeitura de Fortaleza.

Sarto ingressou na vida pública com o trabalho humanitário no Fundo Cristão para Crianças. A carreira política iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, chegando a assumir interinamente a Prefeitura da Capital em diversas oportunidades.

O novo prefeito é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio nos Estados Unidos da América na área da Ginecologia e Obstetrícia. Recentemente, ingressou no curso de mestrado de Ciência Política do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Fala inglês, francês e alemão.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.