Educação

Tecnologia auxilia queda da evasão escolar para 0,4% em Fortaleza

Com estratégias, escolas fazem comunicação com famílias para entender ausência dos estudantes

Compartilhe:
30 de novembro de 2020
Ninho Digital
Tecnologia auxilia queda da evasão escolar para 0,4% em Fortaleza
Com a Busca Ativa, é possível acompanhar a frequência de 100% dos alunos, do Infantil a EJA

Fortaleza teve índice de abandono escolar estimado em 0,4% em 2019. O resultado é inferior a anos anteriores, conforme o Censo Escolar. A Secretaria Municipal de Educação atribui a redução ao Sistema de Busca Ativa, tecnologia para acompanhamento da frequência escolar.

Conforme o secretário adjunto de Educação, Jefferson Maia, por meio das estratégias da Busca Ativa, as escolas realizam comunicação com a família, via telefone, ou com o próprio estudante, caso tenha alcançado a capacidade civil; envio de comunicado escrito e visita domiciliar. Se esgotados os meios de busca do estudante pela unidade de ensino, após dez dias sem contato, é realizado o envio de ofício ao Conselho Tutelar.

Veja mais | Ensino Híbrido: Especialista em Educação explica o modelo, destacando os principais benefícios e os desafios recorrentes

Colégios da PM abrem seleção para 1.056 vagas

“É um sistema inovador, extremamente eficaz e, principalmente, sustentável, pois foi criado com forças e capital humano próprio da secretaria, Ele garante um acompanhamento em tempo real, que permite intervir quando necessário, de forma a garantir que a criança tenha seu tempo escolar protegido, que as faltas sejam mínimas e que a gente erradique o abandono escolar em Fortaleza”, destacou.

De acordo com o Censo Escolar, entre os anos de 2008 e 2018, houve redução de 93,8% do abandono no Ensino Fundamental. O levantamento ainda mostra que, em Fortaleza, a taxa de aprovação cresceu 28%, no período entre 2008 e 2018, ocupando o posto de capital do Nordeste com maior elevação na taxa. Em 2019, a taxa de aprovação da capital foi de 98,1%. Em 2018 o índice era de 96%.