O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta terça-feira (1º), os dados da pesquisa da PNAD Covid-19 para o Ceará.
Segundo os números divulgados, dos 3,0 milhões de ocupados no estado do Ceará, 179 mil estavam afastados do trabalho. 76 mil destes estavam afastados devido ao distanciamento social, representando quedas de 16,0% e 29,0% frente a setembro, respectivamente. Estes indicadores já acumulam quedas de 83,8% e 92,3%, respectivamente, desde o início da pandemia.
A redução dos afastamentos do trabalho devido à pandemia também pôde ser verificada através da redução da proporção de pessoas afastadas por este motivo no total de pessoas ocupadas, que de setembro para outubro, passou de 3,6% para 2,5%. Em maio, este percentual era de 32,2%.
Entre as Unidades da Federação, o Amapá foi o que apresentou a maior proporção da população ocupada que estava afastada do trabalho que tinha devido ao distanciamento social, 9,2%. Houve queda neste índice em 24 Unidades da Federação e estabilidade nas outras três.