A sonda espacial chinesa Chang’e 5 deixou nesta quinta-feira (3) a superfície da Lua e já está retornando à Terra, depois de realizar a primeira tentativa de coleta de amostras da superfície lunar em mais de 40 anos. Um rastro luminoso emitido pelo objeto foi visto por cearenses no dia do lançamento, em 23 de novembro.
De acordo com a CCTV-4, emissora de TV chinesa, o módulo chegou à lua na última terça-feira (1) e deixou o solo lunar às 23h10 de Pequim, 12h10 no horário de Brasília. Ainda não se sabe se o rastro luminoso será visto novamente.
As amostras foram recolhidas na superfície da Lua, com a utilização de um braço robótico, que com uma broca, perfurou dois metros do subsolo. O objetivo é para obter amostras variadas que podem datar de períodos muito diferentes.
Se o regresso for tranquilo, a China será o 3º país a recolher amostras lunares. Estados Unidos e a antiga União Soviética foram os dois primeiros, respectivamente. O governo chinês enviou o 1º astronauta ao espaço em 2003. O programa visa, eventualmente, a colocar um homem na Lua.
A Chang`e 5 foi lançada em 24 de novembro, pelo foguete Longa Marcha-5, que já lançou, em 23 de julho, a primeira missão da China a Marte, a Tianwen-1. A chegada ao planeta vermelho está prevista para maio.