Ícone do site Portal GCMAIS

As mudanças na Assembleia Legislativa após as eleições municipais

Foto: Reprodução

A eleição municipal alterou a composição da Assembleia Legislativa do Ceará. Com a posse de deputados estaduais que foram eleitos prefeitos, os suplentes agora assumem no parlamento. Além disso, as atenções estão voltadas para a eleição da mesa diretora da casa. Com a saída de José Sarto (PDT), que vai assumir a prefeitura de Fortaleza, as articulações já começaram entre os deputados para escolher um novo presidente, candidatos é o que não falta.

De acordo com o cientista político, Cleyton Monte, por ter a maior bancada, o novo presidente da Assembleia Legislativa deve ser do PDT. Acontece que 4 deputados do partido estão nesta disputa para ser o indicado. Evandro Leitão, Tin Gomes, Sérgio Aguiar e Zezinho Albuquerque, que já foi presidente da casa. 

O atual mandato da mesa diretora segue até o dia 31 de dezembro, mas a eleição para a nova presidência deve ser realizada até o dia 15 deste mês. A posse está marcada para o dia 1º de fevereiro de 2021. Durante o mês de janeiro, com a posse do prefeito eleito José Sarto, então presidente da Assembleia Legislativa, quem vai comandar a casa é o atual primeiro vice-presidente, o deputado estadual, Fernando Santana (PT). 

Com saída de José Sarto, quem assume a vaga dele é o suplente Lucilvio Girão (PDT). Nezinho Farias foi eleito prefeito em Horizonte, para o seu lugar chega Manoel Duca (PP). Patrícia Aguiar (PSD), vai assumir a prefeitura de Tauá, e Davi de Raimundão (MDB), fica na vaga dela. Bruno Gonçalves (PL), vai assumir o comando da prefeitura de Aquiraz e deixa a sua vaga para Gordin Araújo (Patriota). Vitor Valim (Pros), vai assumir a prefeitura de Caucaia, e em seu lugar assume o mandato Tony Brito, também do Pros.

 

Publicidade
Sair da versão mobile