Índice mostra que o resultado de novembro apresentou crescimento de 1,84% em novembro
Custos da construção no Ceará apresentam maior alta desde 2017
O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), divulgado nesta terça-feira (8), mostra que os custos para o setor no Ceará cresceram 1,84% em novembro, a maior alta do ano e a maior variação desde agosto de 2017, quando atingiu 2,77%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado é 0,68 ponto percentual acima de outubro (1,16%). No ano, o acumulado ficou em 7,88%, enquanto nos últimos 12 meses é de 8,31% contra 6,75% no período anterior. Em novembro de 2019 o índice foi de 0,37%.
O dado do mês tem relação com a parcela dos materiais, que registrou alta de 1,61%, aumento menor que o observado em outubro (2,21%).
Leia mais | Prefeitura de Fortaleza encaminhará novo projeto habitacional à Câmara Municipal
Prefeitura assina contrato para construção de 144 novos apartamentos no Papicu
Fortaleza Airport lança RFP para construção de hotel ao lado do aeroporto
“O segmento de aço foi o que apresentou, em todas as regiões, a maior alta. Dos três produtos com maior variação, dois são do segmento do aço. Também houve aumento considerável dentro do segmento de agregados (areia e pedra) e cerâmicas (tijolos e telhas cerâmicas), mas o aço teve uma subida de abrangência nacional, principalmente o vergalhão”, explica o gerente da pesquisa, Augusto Oliveira.
Oliveira afirma que a parcela da mão de obra também exerceu influência no resultado do Sinapi de novembro por conta de acordos coletivos. “Dessa forma, a parcela de mão de obra teve uma variação maior que em outubro, quando não foi observado esse tipo de reajuste”, esclarece. A taxa registrou alta de 2,16%, subindo 2,45 ponto percentual em relação ao mês anterior (-0,29%).
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.