Ícone do site Portal GCMAIS

Custos da construção no Ceará apresentam maior alta desde 2017

Custos da construção no Ceará apresentam maior alta desde 2017

Foto: Reprodução

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), divulgado nesta terça-feira (8), mostra que os custos para o setor no Ceará cresceram 1,84% em novembro, a maior alta do ano e a maior variação desde agosto de 2017, quando atingiu 2,77%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é 0,68 ponto percentual acima de outubro (1,16%). No ano, o acumulado ficou em 7,88%, enquanto nos últimos 12 meses é de 8,31% contra 6,75% no período anterior. Em novembro de 2019 o índice foi de 0,37%.

O dado do mês tem relação com a parcela dos materiais, que registrou alta de 1,61%, aumento menor que o observado em outubro (2,21%).

Leia mais | Prefeitura de Fortaleza encaminhará novo projeto habitacional à Câmara Municipal

Prefeitura assina contrato para construção de 144 novos apartamentos no Papicu

Publicidade

Fortaleza Airport lança RFP para construção de hotel ao lado do aeroporto

“O segmento de aço foi o que apresentou, em todas as regiões, a maior alta. Dos três produtos com maior variação, dois são do segmento do aço. Também houve aumento considerável dentro do segmento de agregados (areia e pedra) e cerâmicas (tijolos e telhas cerâmicas), mas o aço teve uma subida de abrangência nacional, principalmente o vergalhão”, explica o gerente da pesquisa, Augusto Oliveira.

Oliveira afirma que a parcela da mão de obra também exerceu influência no resultado do Sinapi de novembro por conta de acordos coletivos. “Dessa forma, a parcela de mão de obra teve uma variação maior que em outubro, quando não foi observado esse tipo de reajuste”, esclarece. A taxa registrou alta de 2,16%, subindo 2,45 ponto percentual em relação ao mês anterior (-0,29%).

Sair da versão mobile