A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou um projeto que dá o nome de Dandara Ketley para uma rua no bairro Bom Jardim. Essa será a primeira via do Ceará a homenagear uma travesti.
Dandara foi brutalmente assassinada em fevereiro de 2017, no mesmo bairro que hoje abriga a rua com o seu nome, o Bom Jardim. A violência foi filmada e caiu nas redes sociais, ganhando repercussão não só na imprensa local, como também na nacional e internacional.
O projeto foi apresetado pelo vereador Ronivaldo (PT), que justifica a homenagem falando sobre a importância de registrar o caso na memória de Fortaleza “para que nunca esqueçamos o direito à dignidade e o respeito que devemos ter com essa população, que é negligenciada pelo poder público”.
Leia também | Outdoors em Fortaleza denunciam assassinatos de travestis
Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), o Ceará é o segundo estado com mais casos de assassinato de pessoas trans entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2020. O decreto legislativo que aprovou o projeto busca reverter esse cenário e conscientizar sobre a necessidade de políticas públicas que garantam segurança e cidadania para a população de transexuais e travestis.