Na última sexta-feria (11), os moradores da região de Caiçara, que fica no município de Mucambo (CE), tiveram uma visita inesperada. Uma cobra da espécie píton (phyton) albina, com quatro metros de comprimento, apareceu e deixou a população assustada. A guarnição de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros, localizada em Sobral (CE), foi acionada para realizar o resgate.
Após a capturada, o animal foi levado para a sede dos Bombeiros em Sobral. Devido a escoriações identificadas, a cobra foi transferida para um clínica na cidade. No local, o doutor Ildefonso Cavalcante, médico veterinário, fez alguns exames e explicou que o réptil estava passando por um processo de ecdise (troca de pele). De acordo com o veterinário, a píton receberá os cuidados necessários na clínica.
Sobre a espécie píton albina
Bastante rara no Ceará, a cobra píton albina possui coloração branca com amarela, o que faz dela uma presa fácil na selva. Além disso, não é uma cobra venenosa. Contudo, pode chegar a medir oito metros e a pesar 80 quilos. Toda sua força é utilizada para caçar alimentos. Quando encontra ratos, coelhos, aves e outros mamíferos de pequeno porte, a píton aperta-os nos seus anéis até sufocá-los.