Fortaleza atingiu a marca de 77,47% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos destinados ao tratamento de covid-19 ocupados. Os dados foram atualizados na noite desta segunda-feira (14) na plataforma IntegraSus, da Secretaria de Saúde do Ceará.
Nas UTIs infantis, esse número é de 20%, enquanto as UTIs Neonatais, destinadas aos recém nascidos, estão com ocupação de 25%.
Quatro hospitais da Capital já estão com ocupação de 100% dos leitos. São eles o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), o Hospital Antônio Prudente, o Hospital Universitário Walter Cantídio e o Hospital São José (HSJ).
Leia também | Ministro da saúde divulgará plano de vacinação nos próximos dias, diz Camilo Santana
O Hospital Otoclínica também aparece em situação preocupante, com 11 dos seus 12 leitos de UTIs ocupados. O Instituto José Frota (IJF) está com ocupação de 80%, o que significa só seis dos seus 30 leitos disponíveis.
Em todo o Ceará, a taxa de ocupação atinge a marca de 70%. Apesar de preocupantes, os números ainda são menores do que no pico da pandemia, entre junho e julho deste ano.
Leia também | Ministério Público e Governo do Estado vão fiscalizar aglomerações no fim de ano
O risco de um aumento considerável nas infecções durante as festas de fim de ano, é motivo de preocupação no Governo do Estado. Na última sexta-feira (11) o governador Camilo Santana publicou um novo decreto que visa conter a disseminação da covid-19 durante o período de Natal e Réveillon. Entre outras medidas estão restrições no funcionamento de restaurantes e barracas de praia, cancelamento de todos os eventos em locais comuns e limite de até 15 pessoas em festas residenciais. Confira.
Os números da covid-19 no Ceará
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, o Ceará já acumula 316.681 casos notificados de infecção por coronavírus. O número de óbitos já marca 9.802, enquanto os casos recuperados estão em 257.557. Esses números são atualizados diariamente na página principal do GCMAIS.